Segundo Administração, ações começam nesta semana e objetivo é traçar estratégias específicas para o combate à pandemia na cidade.

Vista aérea de Araxá; cidade decretou estado de calamidade pública no final de junho por conta da pandemia da Covid-19 Prefeitura de Araxá/Divulgação A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá divulgou que vai iniciar nesta semana uma testagem em massa na população para diagnosticar a contaminação pelo novo coronavírus.

Milhares de testes de serão utilizados no município a partir desta quarta-feira ( 1º). Segundo boletim recente do Estado, a cidade de cerca de 105 mil habitantes tem 236 casos confirmados da Covid-19 e cinco óbitos pela doença.

Há dez dias, o Município decretou estado de calamidade pública por conta da pandemia.

O comércio funciona com restrições desde que começaram as medidas de isolamento social. O G1 perguntou à Prefeitura qual a quantidade exata de testes, prazo para divulgação dos resultados, critérios e em quais regiões serão aplicados.

Até a última atualização desta reportagem não houve retorno. Veja também: Mais de 1.200 testes de Covid-19 são feitos em bairros com alto índice da doença em Uberlândia Estratégia A Secretária de Saúde, Diane Dutra, explicou que a estratégia foi definida após orientação do biólogo Fernando Reinach, especialista em biologia molecular, professor titular do departamento de bioquímica da USP, que defende uma proposta de testagem em massa para identificar os focos na cidade.

“Tivemos acesso ao professor Fernando Reinach, através da parceria com a CBMM e sugestão do Diretor Industrial da companhia, Rogério Contato, que vem nós auxiliando bastante nas ações de combate ao Coronavírus em Araxá”, disse Diane. Quantidade Ainda segundo a secretária, o município vai testar uma grande quantidade de pessoas.

“Estamos estruturando uma estratégia, começando por segmentos de pessoas com maior risco.

Esta testagem vai nós possibilitar traçar ações especificas de combate a proliferação da Covid-19 no município.

O objetivo é isolar mais rapidamente possível as pessoas infectadas e poder assim fazer um trabalho direcionado”. O chefe do Executivo local também salientou a importância da testagem em massa: “Nós vamos ter o conhecimento bem claro da situação de Araxá quanto a esta doença, nos dando uma tranquilidade maior nas ações a serem tomadas e a certeza da direção a ser tomada no combate ao Coronavírus, afirmou o prefeito Aracely de Paula. Testes em massa Os testes são fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Eles são feitos geralmente em pacientes com sintomas gripais suspeitos da Covid-19 e em contatos diretos dos indivíduos que testaram positivo.

Regiões mapeadas com maior incidência são prioritárias.